Ao tentar abrir o programa SEFIP (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social)
7.0, ou superior, plataforma gráfica, você pode receber a seguinte mensagem de erro:
Não é possível iniciar o SEFIP. Verifique se Interbase e o serviço de rede estão ativos.
Para tentar resolver esse problema nós publicamos a seguinte dica:
SEFIP: Erro com o Interbase na execução do programa
Se os procedimentos indicados nessa primeira dica não forem suficientes para
resolver o problema, tente os procedimentos listados abaixo.
Serviços Interbase
- Clique em Iniciar e em Painel de Controle.
- Clique duas vezes em Ferramentas administrativas.
- Clique duas vezes em Serviços.
- No painel à direita, procure por dois serviços com os nomes InterBaseGuardian e InterBaseServer.
- Verifique o estado dos serviços na coluna Status, os dois devem estar marcados como Iniciado.
- Se os serviços não estiverem iniciados, clique com o botão direito do mouse em cada um dos dois serviços e clique em Iniciar.
Arquivo Services
- Clique em Iniciar e em Executar.
- Na caixa Abrir, digite notepad e clique em OK, para abrir o Bloco de notas.
- No Bloco de notas, clique no menu Arquivo e em Abrir.
- Na caixa Nome do arquivo, digite %SystemRoot%\system32\drivers\etc\services e clique em Abrir.
- Verifique se a seguinte linha existe no arquivo:
gds_db 3050/tcp
- Caso essa linha não esteja presente no arquivo services, é necessário inserí-la.
Porta ou aplicativo bloqueados
Existem alguns programas, como antivírus, firewalls e
outros, que bloqueiam o acesso de determinadas aplicações para fora do computador
local, ou bloqueiam determinadas portas de acesso
à rede. Como
vimos no item anterior, o Interbase normalmente usa a porta 3050 e o protocolo TCP,
portanto, se algum programa estiver bloqueando essa porta 3050, por exemplo, o
erro citado pode acontecer.
Se você possui algum programa desse tipo mas não sabe como manuseá-lo para
modificar essas configurações, peça ajuda a alguém que entenda o funcionamento
do programa sendo usado.