Quarta Informática - Sistemas para Recursos Humanos

      Boletim Nr. 8
Novembro/2010

ATENÇÃO!

  • BACKUP (Cópia de Segurança): é necessário fazer uma cópia de segurança do Banco de Dados atual. FAÇA ANTES DA INSTALAÇÃO.

  • Configuração mínima para instalação: para instalar as novas versões dos módulos Quarta RH será necessário:

       . Espaço livre em disco: aproximadamente 150 MB;

       . Sistema Operacional: Windows 2000 ou superior;

       . Windows Vista ou Windows 7: sugerimos que a instalação seja feita em
        'C:\Quarta\' ao invés de 'C:\Arquivos de Programas\Quarta\'.

  • Novo! Ferramenta para controle de usuários: agora, em todos os módulos Quarta RH é possível cadastrar usuários e definir suas permissões: Controle Total, Somente Leitura ou Acesso não permitido.

    Após a instalação dessa versão, dois usuários serão criados no banco de dados:

     - Administrador. Tem acesso total e não pode ser alterado nem excluído. A senha será a antiga senha Gerencial e poderá ser alterada.

     - Operador. Tem acesso total mas pode ser totalmente alterado. A senha será a Operacional e também poderá ser alterada.
     
    Através de Ferramentas | Gerenciais | Usuário, você poderá alterar, criar e excluir usuários. Poderá definir suas permissões por sistema e por seção. Veja no Ajuda um texto detalhado a esse respeito.

FOLHA DE PAGAMENTO    Versão 1.00.0352  12/11/2010

Download

Funcionários

Mais Cadastro: agora a guia Admissão, passa a exibir a data de fim do contrato de experiência, assim que a quantidade de dias de experiência e/ou prorrogação forem cadastrados. 

Ficha Financeira | Apagar células: acrescentada a possibilidade de escolher intervalos (de-até) para excluir grupos de células.

Exemplo: Escolher células para apagar = 200-210

Nesse caso, serão apagados os valores das células 200 até 210 da Ficha Financeira. 
O hífen (-) indicará o intervalo para exclusão.

Então, agora, a seleção para exclusão de células pode conter números isolados e/ou grupos de células.

Exemplo: Escolher células para apagar = 149,200-210,373-444,451

Para saber o número e título das células que compõem a Ficha Financeira, consulte no menu Ajuda, em Conteúdo, o item Folha de Pagamento | Funcionários | Ficha Financeira | Células da Ficha Financeira.

Tabelas

Eventos: foram criadas duas novas funções para serem usadas em fórmulas:

  • SID - Sindicato: retorna o código do sindicato do funcionário;

  • NMT - Número de Meses Total: número de meses entre a data de admissão e o último dia do mês corrente (ou a data da rescisão).

Cálculos

Folha de Pagamento: passa a considerar a opção "Não recebe vale transporte", localizada no módulo Benefícios na tela de Benefícios | Vale Transporte | Exibir | Composição mensal, para calcular os eventos de vale transporte na Folha de Pagamento.

Afastamentos: agora, com base na Lei nº 12.010 de 03/08/2009 que revogou os parágrafos 1º a 3º do art. 392 da CLT os quais fixavam prazos diferenciados de licença-maternidade nos casos de adoção (conforme a idade da criança), para as movimentações Q4, Q5 e Q6 (licença-maternidade por adoção/guarda judicial) será gerado um período de afastamento de 120 dias.

Mas, se por algum motivo for necessário estabelecer um período diferente, basta preencher o campo "Fim do afastamento" com a data desejada.

Lembre-se que, em caso de adoção/guarda judicial, o salário-maternidade será pago diretamente pela Previdência Social, portanto, durante esse período não haverá pagamento de salário-maternidade e o respectivo reembolso pela empresa.

Relatórios

Pagamentos | Arquivos para Bancos: agora, na gravação do arquivo bancário usando o layout "17 - ABN Real (Febraban 240)", poderá ser usada a opção "gerar arquivo de pagamento contendo múltiplos bancos".

Nesse caso, os funcionários com conta em outros Bancos, diferentes do Banco da empresa, receberão através de DOC/TED. Por isso, também acrescentamos nesse arquivo o "Registro Segmento B" para completar esse tipo de pagamento.

Rescisão: ajustado o conteúdo do campo "18 - Último Salário" do formulário de Seguro Desemprego para que o valor de 13º salário indenizado não seja somado nesse campo.

Cesta Básica: agora, os funcionários com a "Situação: 2-Afastado" que tiverem o código de evento lançado na tela de Lançamentos, o mesmo indicado na tela de impressão desse relatório, também participarão do relatório.

Correção! Relatórios em formato gráfico: foram feitas as seguintes correções:

  • Folha de Pagamento: não estava imprimindo a data de admissão nos formatos gráfico Normal e gráfico Resumida;

  • Recibo de Pagamento: no modelo RPS o valor líquido por extenso estava desconfigurado;

  • Férias: na impressão do relatório de pedido de abono pecuniário as datas do período aquisitivo estavam invertidas.
REGISTRO    Versão 1.00.0122   12/11/2010 Download

Tabelas

Variáveis: foi acrescentado ao menu Tabelas o item Variáveis cujo conteúdo será compartilhado pelos módulos de Folha de Pagamento e Benefícios.
 

Relatórios

Etiquetas | CTPS | Reajuste Salarial: modificada a data da etiqueta de reajuste salarial para o formato DDMMAAAA (Exemplo: 31/05/2010) porque estava sendo impressa com MMDDAAAA (Exemplo: 05/31/2010).

Etiquetas | CTPS | Contrib. Sindical: passa a filtrar somente Contribuição Sindical. Antes estava emitindo etiqueta para todos os tipos de contribuição, como por exemplo, Contribuição Confederativa.

Admissionais: foram feitas as seguintes alterações:

  • Menor Aprendiz: agora, para os funcionários cadastrados com a "Categoria = 07-Menor Aprendiz" o sistema emite o campo de assinatura do responsável com o nome do pai ou mãe (o primeiro que estiver preenchido), na respectiva ordem;

  • Relatórios gráficos: em alguns campos onde é impresso o nome da empresa, quando esse conteúdo era muito extenso, não estava imprimindo o nome completo. Corrigido.

Novo! Férias: foi acrescentado o relatório de "Programação de Férias". Ele facilita o controle da data limite para pagamento das férias, ou seja, basta indicar a quantidade de dias para limite e o sistema fará uma contagem a partir da "Data Fim do Período Concessivo" registrado em Mais Cadastro | Férias.

Exemplo:
             Dias para limite = 50
             Data Fim do Período Concessivo = 31/08/2010
             Data Limite = 12/07/2010  (31/08/2010 - 50 dias)

Novo! Estatísticas: acrescentada a opção "Tempo de Serviço" que indica a quantidade de anos trabalhados pelo funcionário na empresa.

Ferramentas

Exportar | Arquivo para SRP - Manad: foram feitos os ajustes necessários para adequar o arquivo Manad à nova versão 3.0 do sistema SVA publicada pela Receita Federal em 02/2010.

Para fazer o download do SVA (Sistema de Validação e Autenticação de Arquivos Digitais), acesse: http://www.quarta.com.br/downloads/governo.aspx.

Para obter mais detalhes sobre esse assunto, consulte o botão Ajuda localizado na tela Exportar | Arquivo para SRP - Manad.

PONTO    Versão 1.01.0001   12/11/2010 Download

NOTA!

Portaria 1.510! Adaptações: essa é a primeira versão do Ponto Eletrônico que lançamos com conteúdo relacionado à Portaria 1.510/2009 e embora o sistema tenha sido praticamente reescrito, o manuseio das informações, como por exemplo, a importação e a exportação dos dados continuam da mesma maneira.

A grande mudança ficou por conta do tratamento das informações apontadas, pois a manipulação dos apontamentos que antes era livre, agora, com a nova legislação, é limitado e controlado.

Portanto, aqueles que adotarem um novo REP (Registrador Eletrônico de Ponto), deverão instalar essa nova versão e atentar aos ajustes especificados abaixo, pois tratam exclusivamente da Portaria 1.510. Também será necessário conferir os resultados produzidos e acompanhar as próximas versões, pois ainda efetuaremos diversos ajustes.

Agora, aqueles que não adotarem um REP, a partir de 01/03/2011, em caso de fiscalização, provavelmente serão multados por não cumprirem as exigências da Portaria. Ou seja, o Ponto pode continuar sendo tratado exatamente da mesma maneira (importando os antigos layouts de relógio), mas com o risco de multa.

Lembre-se que nenhuma empresa é obrigada a adotar o REP (Registrador Eletrônico de Ponto), mas aquelas que já utilizam apontamento eletrônico terão que se adequar à Portaria 1.510 ou, se preferir, voltar ao apontamento de maneira mecânica ou manual.

OBS: Para acompanhar esse e outros assuntos relacionados ao RH, fique atento às notícias publicadas em nossos portais de comunicação: site, blog, twitter e facebook.

Arquivos

Importação de arquivos do relógio: essa tela foi totalmente reformulada. Os campos de referências (empresa, matrícula/crachá e período) foram descartados e agora existem apenas campos para localização do arquivo texto de onde serão lidos os registros coletados do relógio (REP) para importá-los para o Ponto Eletrônico Quarta RH.

Isso foi feito porque, com a Portaria 1.510, o arquivo texto de saída de dados do relógio foi padronizado e agora todos os equipamentos aprovados pelo MTE seguirão o mesmo layout, onde a identificação da empresa e dos funcionários será feita através de documentos únicos. Por exemplo, agora, o funcionário será identificado pelo "número do PIS" ao invés do número de crachá.

Então, para que a importação funcione de acordo com a Portaria 1.510, antes de efetuá-la será necessário:

  1. No relógio (REP), faça a coleta por meio do arquivo texto (AFD), dos registros do período desejado e salve esse arquivo em uma pasta de fácil acesso;

  2. Acesse o Ponto Eletrônico Quarta RH, clique no menu Tabelas, selecione REPs,  cadastre as características do equipamento/relógio (Número de Fábrica, Descrição e Modelo), clique no botão Gravar e saia dessa tela;

  3. Clique no menu Ferramentas, selecione Opções, acesse a guia Relógio e no campo "Relógio utilizado" selecione o layout "Arquivo-Fonte de Dados (AFD)", depois, clique no botão OK;

  4. Clique no menu Ferramentas, selecione Opções e na guia Geral, confirme se o período do espelho corresponde àquele que será importado. Se quiser alterá-lo, basta clicar na guia Data Corrente e ajustá-lo;

  5. Clique no menu Arquivo, selecione "Importação de arquivos do relógio", confirme se a pasta onde se localizam os arquivos texto e o arquivo para importação estão corretos, depois clique no botão OK para finalizar a importação.

    OBS: Se ocorrer algum problema no processo de importação, ele será registrado em um arquivo de LOG que terá como nome o seguinte formato: ImportRelogio_aaaa-mm-dd_hh-nn.log
    Exemplo: ImportRelogio_2010-11-01_09-35.log

NOTA! Caso ainda não tenha adquirido um REP, basta fazer a importação usando o layout de relógio antigo. Lembre-se que esse procedimento será válido somente até 28/02/2011.

Tabelas

Atenção! Revise os seguintes detalhes:

  • Horários: agora, quando houver apenas um período de trabalho (Exemplo: das 07:00 às 12:00 horas) ele deve ser cadastrado apenas no bloco de '1º Período: Entrada | Saída' ao invés de cadastrar o início da jornada como "1º Período: Entrada" e o fim como "2º Período: Saída".

  • Ocorrências: essa tabela teve as seguintes mudanças:
    . Códigos de 1 a 49: passam a ser usados internamente pelo sistema, por isso não poderão ser alterados;
    . Atraso Abonado: foi substituído por "Atraso Justificado";
    . Atraso Gerência: foi substituído por "Falta Justificada";
    . Folga (Atrasada): foi substituída por "Folga";
    . Folga (Adiantada): foi substituída por "Folga";
    . Folga (Feriado): foi substituída por "Folga";
    . FM - Falta Marcação: foi removida.

  • Perfis de Configuração: na guia Horas Extras, foi adicionado um campo "Percentual" (%) para indicar qual índice será aplicado ao evento de horas extras.

    OBS: O sistema preencherá automaticamente esse campo usando o índice que estiver cadastrado em Tabelas | Eventos, de qualquer forma, convém confirmar se o percentual foi indicado corretamente.

Novo! Nesse menu foram acrescentados os seguintes itens:

  • REPs: nessa nova tabela deverão ser cadastradas as informações (Nr. de Fábrica, Descrição e Modelo) de cada REP (Registrador Eletrônico de Ponto) utilizado pelas empresas que serão tratadas pelo sistema de Ponto Eletrônico Quarta RH, caso contrário, a importação do arquivo AFD não será efetuada;

  • Motivos: de acordo com a Portaria 1.510, as correções efetuadas nos espelhos devem ser justificadas, por isso criamos essa nova tabela onde é possível cadastrar textos que esclareçam os ajustes das:

    * Marcações Desconsideradas (D): quando as marcações são importadas mas foram descartadas (Exemplo: o funcionário registrou no REP duas vezes a mesma marcação ou registrou simultaneamente entrada e saída);

    * Marcações Incluídas (I): quando as marcações não constam no AFD, por isso não são importadas mas sim acrescentadas manualmente (Exemplo: o funcionário esqueceu de registrar no REP uma das marcações: saída ou entrada).

Funcionários

Foto: após a atualização do nosso aplicativo de emissão de relatórios gráficos, as fotos deixaram de ser exibidas nos relatórios. Corrigido.

Novo! Nesse menu foram acrescentados os seguintes itens:

  • Manutenção das Marcações e Ocorrências da Jornada: agora, os ajustes nas marcações e as anotações das ocorrências deixam de ser efetuados diretamente no espelho e passam a ser efetuados nessa tela exclusiva de manutenção das marcações e ocorrências da jornada.

    Para acessá-la, basta selecionar esse item através do menu Funcionários ou simplesmente acessar o espelho do funcionário e clicar duas vezes no dia em que deseja registrá-las.

    Na tela de "Manutenção...", basta clicar na guia correspondente à informação que será inserida (Marcações ou Ocorrências), efetuar o ajuste se for uma informação já existente ou criar um novo registro para a data desejada e gravar.

    OBS: As gravações efetuadas aqui serão declaradas no arquivo fiscal "AFDT - Arquivo Fonte de Dados Tratados".

  • Marcações: através desta tela, será possível visualizar uma lista detalhada de todas as marcações, inclusive aquelas que foram incluídas na tela de "Manutenção das Marcações..." e/ou pré-assinaladas.
    Então, basta selecionar o período que deseja visualizar e serão demonstrados os detalhes da jornada diária (data, hora, posição da marcação na jornada e tipo) e também da fonte das informações (Código e descrição do REP (Registrador Eletrônico de Ponto) e o NSR (Número Sequencial de Registro).

  • Ocorrências: aqui será demonstrado um histórico detalhado das ocorrências registradas para o funcionário num determinado período, possibilitando a análise das particularidades de cada registro, como por exemplo, o tipo de ocorrência (Horas Extras, Folga, Falta Injustificada, etc.), a duração e o destino (nenhum, Folha de Pagamento ou Banco de Horas).

Espelhos

Calcular: o sistema não estava calculando atrasos quando o funcionário saía antes do horário de Saída do 1º Período (+ tolerância) e não retornava mais, se o horário estava configurado com a opção "Intervalo flexível" selecionada. Corrigido.

Relatórios

Espelho de Ponto modelo Portaria 1.510/2009: esse novo formato foi criado para atender ao modelo estabelecido pela Portaria 1.510/2009 (Anexo II), mas os outros modelos de espelhos podem continuar sendo usados como antes.

OBS: Esse novo modelo só será necessário quando houver fiscalização, porque será um dos documentos exigidos pelo fiscal, além do AFDT (Arquivo Fonte de Dados Tratados) e do ACJEF (Arquivo de Controle de Jornada para Efeitos Fiscais) que poderão ser gravados através do menu Ferramentas em Arquivos Fiscais.

Crachás: de acordo com a Portaria 1.510, os funcionários passam a ser identificados pelo número do PIS ao invés do número de crachá, por isso, acrescentamos o PIS na impressão desse relatório.

Também acrescentamos, na tela de impressão, a opção "Identificação pelo PIS (Portaria 1.510/2009)" para definir a composição do código de barras, que será impresso da seguinte forma: "marcada = número do PIS" e "desmarcada = número do crachá".

Ferramentas

Exportar | Arquivos Fiscais - Portaria 1510: é através dessa nova ferramenta que serão criados os arquivos fiscais exigidos pela Portaria 1.510/2009:

. AFDT - Arquivo Fonte de Dados Tratados;

. ACJEF - Arquivo de Controle de Jornada para Efeitos Fiscais.

OBS: Esses documentos serão exigidos em caso de fiscalização. Isso para que o fiscal possa analisar os dados declarados junto com os dados originais do AFD (Arquivo Fonte de Dados).

Opções | Relógio: adicionado um novo layout de relógio "Arquivo-Fonte de Dados (AFD)" de acordo com o modelo estabelecido pela Portaria 1.510/2009 (Anexo I) que deverá ser selecionado para importar os registros efetuados nos REPs.

BANCO DE HORAS    Versão 1.00.0038   12/11/2010 Download

Conversão de Banco de Dados: não há alterações para esse módulo, entretanto, é necessário instalar essa nova versão para trabalhar com o Banco de Dados convertido pelos outros sistemas QuartaRH.
 

SEGURANÇA E SAÚDE    Versão 1.00.0033   12/11/2010 Download

Tabelas

Cargos: estava dando erro na criação de um novo cargo. Corrigido.
 

Relatórios

PPP: acrescentado na tela de impressão o bloco "15.9 Atendimento aos requisitos das NR-06 e NR-09" (do MTE pelos EPI informados) onde é possível ticar, para confirmar, quais requisitos estão sendo atendidos:

   . 1-Foi tentada a implementação de medidas de proteção coletiva;
   . 2-Foram observadas as condições de funcionamento e do uso ininterrupto do EPI;
   . 3-Foi observado o prazo de validade;
   . 4-Foi observada a periodicidade de troca;
   . 5-Foi observada a higienização.

BENEFÍCIOS    Versão 1.00.0020   12/11/2010 Download

Relatórios

Novo! Vale Transporte | Recibos: acrescentado um novo formato, em lista, para impressão desse benefício. Através dele é possível obter as mesmas informações contidas no formato Recibo (tipo, quantidade e valor do VT), porém de uma maneira mais resumida o que, consequentemente, diminui a quantidade de papel na impressão.
 

TREINAMENTO    Versão 1.00.0017   12/11/2010 Download

Tabelas

Novidades!

  • Cargos: acrescentada a aba "Revisões";

  • Cursos: foram acrescentados campos para indicar a validade dos cursos, por quantidade de meses ou por data pré-definida;

Funcionários

Históricos | Cursos: foi acrescentado o campo "Data de Vencimento".

Relatórios

Descrição de Cargos: foram feitas as seguintes alterações:

  • Nos modelos Quarta e ISO foi adicionado um bloco de revisões;

  • Foi acrescentado o novo modelo "Capa de Revisões".
AJUDA    Versão 1.00.0013   12/11/2010 Download

Ajuda

Nesta versão destacamos o tópico:

  • Ferramentas | Usuários: localizado em Conteúdo, no item Ferramentas | Gerenciais de cada sistema.

OBS: O Ajuda Quarta RH é instalado automaticamente junto com o sistema de Folha de Pagamento, porém aqueles que não utilizam esse sistema poderão fazer o download e instalação à parte dessa nova versão, gratuitamente.
 

Equipe Quarta Informática
Email: suporte@quarta.com.br
Skype: suporte.quarta *

* Skype é de uso preferencial para clientes fora da grande São Paulo.